Não é novidade que as doenças mentais podem desencadear sintomas em órgãos e membros do corpo humano como se fossem patologias físicas.
Citamos, por exemplo, os ataques de pânico. Estes, num primeiro momento, podem ser confundidos com cardiopatias devido a alguns sintomas serem similares a um ataque cardíaco.
Dores tensionais, gástricas, de cabeça e tantas outras podem camuflar a verdadeira origem do problema: desequilíbrio na química cerebral. Quando a mente adoece, muito frequentemente, o corpo sente e padece.
Doenças mentais à flor da pele
Assim, pele, cabelos, mucosas também podem apresentar problemas quando algum transtorno mental se instala e não é percebido num primeiro momento.
É a famosa somatização que pode vir na forma de psoríase, dermatite, acne, queda capilar, entre outras doenças dermatológicas. Elas ocultam ansiedades, depressão, mania, bulimia e tantos outros distúrbios.
Por ser recorrente e de interesse de tantos pacientes, essa relação entre doenças mentais e dermatologia foi assunto de uma live que fiz recentemente. Conversei com a Dra. Lúcia Rebello, dermatologista da clínica Adriana Vilarinho e disponibilizo o link aqui para vocês.
Principalmente nessa época de pandemia por coronavírus, confinamento e tantas reviravoltas e incertezas na vida das pessoas, as chances desses tipos de problemas aparecerem são enormes! Assista, cuide-se e não deixe de se tratar, mental e fisicamente.